Banner
 
   
 
 
Lam Si Fu
 
 
 
O Clube no GreenFest
Med. Trad. Chinesa no CETO
Workshop de Defesa Pessoal
Workshop de Qi Gong
 
O Estilo da Escola

Qual é o estilo de Kung Fu da escola? Esta pergunta é recorrente, tanto nos novos atletas que entram para o Clube, nos que vêm apenas experimentar, como até em pessoas supostamente conhecedoras das artes marciais chinesas.

Algumas escolas têm a preocupação de identificar à cabeça o estilo de Kung Fu que praticam; outras utilizam uma designação genérica (por exemplo Shaolin) porque muitas vezes não têm uma identificação clara, sendo o conteúdo daquilo que ensinam um mero aglomerado de formas de WuShu moderno (ver Conceitos), sem uma referenciação clara à linha tradicional ou, se existe, esta não poderia, em última análise, suportar uma filiação dessas escolas.

Outras escolas ainda pormenorizam exaustivamente a sua linhagem, desde o fundador do estilo, passando pelos nomes mais famosos, até ao responsável actual, numa ânsia de legitimarem o seu produto comercial. Há que dizer que, se fosse feita uma análise rigorosa à história de algumas daquelas linhagens, provavelmente pensariam duas vezes antes de se reclamarem da mesma.

Por outro lado, a percepção do que é um estilo de artes marciais chinesas só pertence a quem tem conhecimentos mais profundos da teoria e do desenvolvimento destas artes, e não são válidas ideias genéricas adquiridas por ouvir falar ou por ler na internet. A mero título de exemplo, dizer que o Jeet Kune Do desenvolvido pelo falecido Bruce Lee constitui um "estilo" é um perfeito disparate: o Jeet Kune Do é apenas um método de combate e não preenche a noção de estilo. O Clube Hong Long, no âmbito do seu ensino teórico, proporciona um Seminário dedicado ao estudo do desenvolvimento dos estilos de Kung Fu onde são aprofundados os requisitos para que se possa falar de um estilo.

Mas voltando à questão central, afinal qual é o estilo ensinado na nossa escola? Para resposta a esta questão, há que ter algumas noções, ainda que sumárias, de como se desenvolveram as artes marciais após a destruição do Templo de Shaolin do sul (1736? 1755?). Este facto marca a disseminação das artes marciais, primeiro no sul da China e depois para todo o território da China, em consequência dos conhecimentos e técnicas transmitidos pelos discípulos que conseguiram escapar à destruição do Templo.

1 2 3
«« Voltar
Contactos
Morada:
Rua Professor Mota Pinto, Nº 6, Bairro do Pombal, 2780 - Oeiras
Telmóvel: 93 281 29 87
Fax: 21 443 80 05
e-mail: geral@clube-honglong.com
Serviços
:: Dança do Leão - Novo
:: Kung Fu Performance - Novo
:: CKFHL Entertainment - Novo
Formação
:: Aulas Teóricas
:: Seminários
Workshop
:: Qigong
:: Defesa Pessoal